Como criar rãs - estrutura, alimentação e reprodução

Se você pretende começar uma criação de rãs o ideal é que seja montada em sítios ou ambientes rurais com espaço e água potável em abundância. A estrutura para montar uma criação de rãs é simples. É necessário apenas um tanque grande para acomodar as rãs, girinos e água potável. Para alimentação

Em um criadouro de rãs o ideal é que seja administrada uma ração balanceada ao menos quatro vezes ao dia

 

O ranário, local de criação das rãs, deve ser um tanque com compartimentos em formato retangular, com laterais em cimento. Foto: Reprodução

Se você pretende começar uma criação de rãs o ideal é que seja montada em sítios ou ambientes rurais com espaço e água potável em abundância.

Estrutura para criação de rãs

A estrutura para montar uma criação de rãs é simples. É necessário apenas um tanque grande para acomodar as rãs, girinos e água potável. Para alimentação utilize vegetações que se desenvolvem na água.

O ranário, local de criação das rãs, deve ser um tanque com compartimentos em formato retangular, com laterais em cimento. Não utilize azulejos é um investimento muito caro e dificilmente você conseguirá criar um ambiente semelhante ao habitar real de um rã.

O ideal é que o tanque tenha um pequeno declive no fundo do tanque para que as rãs depositem os girinos, esse tanque deve ter aproximadamente 40 cm de profundidade, toda a área deve medir, em média, 800 metros quadrados.

O ambiente criado para acomodar as rãs deve ser bem iluminado, mas não deve ter sol batendo diretamente, pois pode causar a morte das rãs, pois elas possuem respiração cutânea.

Alimentação

Em um criadouro o ideal é que seja administrada uma ração balanceada ao menos quatro vezes ao dia. Enquanto girinos, a dosagem é menor. As rãs podem ser alimentadas com moscas vivas.

Reprodução das rãs

As rãs reproduzem em média 4 vezes ao ano e sempre com grande quantidade de ovos. O ideal é que eles sejam separados e colocados em outro tanque para acompanhamento e, quando os girinos nascerem, alimentados adequadamente.

Confira mais informações sobre como criar rãs, acessando o Curso Criação de Rãs - Novas Tecnologias, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 23-01-2014 Piscicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.