Velas decorativas para o Natal

O primeiro cuidado que se deve ter para iniciar a produção de velas decorativas é com o lugar onde você vai montar esse artesanato. Comece cobrindo com papel alumínio toda a zona escolhida para evitar sujar a superfície.

Aproveite as festividades de Natal e escolha cores para as vela decorativas que combinem com essa data, vermelho, verde, ou até mesmo deixe da cor branca

  Se a parafina incendiar, nunca use água para apagar o fogo. Desligue o fogão ou retire a panela e tampe o recipiente

O primeiro cuidado que se deve ter para iniciar a produção de velas decorativas é com o lugar onde você vai montar esse artesanato. Comece cobrindo com papel alumínio toda a zona escolhida para evitar sujar a superfície.

Coloque a parafina em banho-maria. A temperatura dela deve ser quente. Para qualquer parafina, para que não se criem bolhas ou furos, a temperatura deve atingir entre os 65º C a 80º C, quando, então, pode ser derramada suavemente no molde. É nessa hora, também, que se pode adicionar o aroma.

Despeje a parafina no molde, muito devagar, para não fazer bolhas. O pavio deve ser mergulhado na parafina. Para que o pavio se mantenha no lugar, deve-se prender o pavio a um pequeno arame que fica no topo do molde.

Espere 1 a 2 min e dê umas batidinhas de leve - sem sacudir o molde - para as bolhas saírem. Espere mais 2 min e repita as batidas. Se a vela não sair do molde, coloque-a na geladeira durante 5 ou 10 min. Por fim, nivele a vela. Coloque o tabuleiro no fogo e, quando estiver quente, faça deslizar a vela, até que esteja nivelada. Então, apare o pavio cerca de 1,5 cm fora da vela.

Arlete Alves Freitas, coordenadora do Curso Como Fazer Velas Artesanais Decorativas, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, dá a dica: "Se a parafina incendiar, nunca use água para apagar o fogo. Desligue o fogão ou retire a panela e tampe o recipiente".

A parafina

No processamento das velas, o primeiro passo é a preparação da parafina. Geralmente, ela é preparada em grande quantidade e à medida que for esfriando, vai sendo esquentada ou mesmo derretida novamente.

Os métodos usados para derreter a parafina são vários. Pode-se usar uma chapa, um fogareiro e o banho-maria, que consiste em manter em fogo baixo um recipiente com água em que se coloca uma panela com a parafina. O fogão elétrico dispensa o banho-maria. Você pode usar também uma chapa de amianto em cima do fogão.

Proteja a mesa com um tecido ou cobertor dobrado várias vezes para minimizar o impacto. Com uma talhadeira e um martelo, quebre o bloco de parafina em pedaços menores. Pese a quantidade desejada e coloque dentro da panela. Acrescente, a seguir, a cera micro ou na proporção correta; determine a quantidade de parafina e acrescente 10% de estearina e 5% de cera micro; deixe derreter em banho-maria. O tempo de derretimento é de 20 a 30 min.

Após derretimento, adicione o corante e a essência escolhidos. Aproveite as festividades de Natal e escolha cores que combinem com essa data, vermelho, verde, ou até mesmo deixe da cor branca. As decorações com velas sempre chamam atenção em uma ceia de Natal. Aproveite as dicas e produza as suas próprias velas.

Equipe de Redação 17-12-2012 Como Fazer

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.