Aprendizagem Significativa

A escola tem papel fundamental no processo de amadurecimento

Durante sua formação, da infância até a adolescência, as crianças procuram compreender o que se passa a seu redor usando esquemas mentais, assimilando, agindo e fazendo operações. Essa compreensão vai se modificando com o tempo. Isso é resultado de seu amadurecimento  biológico e também, das experiências acumuladas, das trocas interpessoais e transmissões culturais vivenciadas, até chegar à adolescência.

A escola e, mais especificamente, a sala de aula têm um papel fundamental nesse processo, apesar de nem sempre terem correspondido às expectativas de pais, alunos e dos próprios professores, diante de resultados desanimadores e do fracasso de muitos de seus alunos. Não são poucos os fatores que dificultam a busca por melhores resultados na educação formal, sendo que um dos principais é a compreensão nem sempre adequada do processo de aprendizagem.

A formação das crianças e dos jovens nas últimas décadas tem sido marcada por uma redução cada vez maior da convivência familiar e uma presença cada vez mais intensa da televisão e da internet, como fonte primária de informações e conhecimento. O que se observa, muito provavelmente em função dessas alterações de convívio e excessiva exposição à mídia, é uma crescente valorização do prazer individual e imediato, do consumo e da individualidade. Crianças e adolescentes têm pouco contato com a frustração, o que, normalmente, tem gerado um comportamento egocêntrico, o qual se expressa, muitas vezes, no conceito de "primeiro o eu".

O resultado disso é a sala de aula e a escola tornando-se um território carregado de potenciais conflitos, oque torna o trabalho do professor cada vez mais difícil, especialmente se não se conhecem metodologias adequadas de trabalho.

O aluno Há vários motivos que levam o aluno a não prestar atenção em sala de aula:

- Atitude negativa contra qualquer tipo de autoridade;

- Desinteresse pelos conteúdos ensinados;

- A lei do menor esforço

A "lei do menor esforço" deve ser analisada  com todo cuidado e a luz das teorias práticas educacionais. A maior parte dos professores concorda que, se o aluno sentisse vontade de aprender, certamente, quaisquer obstáculos físicos ou psicológicos seriam facilmente vencidos. E diz também que grande parte dos alunos, na verdade, mostra apenas uma atitude de "aceitar ser ensinado", sendo que o ideal seria que chegassem a um desejo entusiasmado de aprender.

O professor

O professor é alvo de olhares dos alunos de cada turma. Pressionado por toda a comunidade escolar, às vezes, não percebe que uma alta porcentagem de fracasso precisa ser revertida.

A profissão de educador exige ainda muito estudo. Não apenas da disciplina que o professor leciona, em que uma atualização constante é obrigatória, mas também sobre as teorias de aprendizagem e as metodologias de ensino.

No Curso Aprendizagem Significativa, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, Per Christian Braathen, coordenador do curso, diz que "saber bem a disciplina é condição necessária, mas não suficiente. É necessário saber o que ensina, mas é de fundamental importância saber ensinar o que sabe.

Equipe de Redação 11-10-2011 Metodologia de ensino

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