Meio ambiente - perfil do aluno

As crianças, até por volta dos oito anos de idade, vivem e compreendem a realidade natural e social de um modo bem diferente dos adultos. Suas experiências são povoadas de magia, e dão vida e vontade aos objetos e às coisas da natureza, ao tentar explicá-las. É uma fase em que brincar é muito mais

Os alunos precisam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais

  Os alunos devem participar da maior diversidade possível de experiências e contato com o meio ambiente

As crianças, até por volta dos oito anos de idade, vivem e compreendem a realidade natural e social de um modo bem diferente dos adultos. Suas experiências são povoadas de magia, e dão vida e vontade aos objetos e às coisas da natureza, ao tentar explicá-las. É uma fase em que brincar é muito mais importante que a ação mental em si. Por isso, é muito mais pela brincadeira que as crianças aprendem a conhecer a si e ao mundo.

Só depois, pouco após completar os oito anos de idade, é que as crianças passam a exibir um modo menos subjetivo e mais racional de explicar os fenômenos e os acontecimentos da vida e do mundo. É um momento em que ganham capacidade de distinguir os objetos das próprias ações e de organizar as etapas dos acontecimentos em relação ao tempo.

Pouco a pouco, à medida que amadurecem, depois dos oito anos de idade, as crianças ganham um repertório de imagens e ideias quantitativa e qualitativamente mais elaborados. Nesses primeiros anos do ensino fundamental, nem todos sabem ler e escrever efetivamente, mas praticamente todos têm capacidade de aprendizagem das temáticas que serão abordadas transversalmente. E por ser abordado de forma transversal, o tema meio ambiente, por ser atual e bastante palpável, pode ser um fator motivador ao aprendizado da leitura e da escrita, inserido, por exemplo, no conteúdo de língua portuguesa.

A partir daí, ampliam-se, também, as possibilidades de estabelecer relações entre detalhes dos assuntos abordados, ou seja, será possível trabalhar com maior variedade de informações, buscando a compreensão do meio ambiente e das interações do ser humano com seu ambiente.

As crianças, depois da terceira ou quarta série, já têm maior capacidade para compreender explicações e descrições apresentadas nos textos por elas lidos ou lidos pelo professor. Da mesma maneira, o desenho como forma de registro torna-se mais claro, detalhado e informativo. O aluno ganha, ainda, capacidade de sistematizar a observação e a experimentação, e de fazer relatórios descritivos. E mais: a busca de informações em livros, jornais e revistas também se torna possível, havendo crescente autonomia.

Essas são as características de aprendizagem básicas das crianças, até o quinto ano do ensino fundamental, que devem ser consideradas na metodologia de trabalho do professor durante a elaboração e, depois, no desenvolvimento das atividades do Tema Transversal Meio Ambiente.

Gínia César Bontempo, coordenadora do Curso Meio Ambiente - Tema Transversal - Fundamental I, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que "O mais importante para que os alunos possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é que participem da maior diversidade possível de experiências e contato com diferentes realidades".

Equipe de Redação 29-05-2013 Metodologia de ensino

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