4 fungos causadores de antracnose em frutíferas

Bastante comum em frutíferas cultivadas em regiões tropicais e subtropicais, a antracnose pode ser causada por quatro fungos do gênero Colletotrichum

4 fungos causadores de antracnose em frutíferas

“Bastante comum em frutíferas cultivadas em regiões tropicais, a antracnose pode ser causada por quatro fungos do gênero Colletotrichum. Eles são capazes de acometer as frutíferas nas fases de floração, frutificação e maturação dos frutos”, explica Dalmo Lopes de Siqueira, especialista em fitotecnia e professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.

A doença fúngica tem como principais sintomas:


->Murcha e tombamento de frutíferas novas;
->Lesões deprimidas e seca de ramos e ponteiros;
->Podridão e queda prematura de frutos;
->Queima e queda de flores;
->Manchas de necrose.

Primeiros sinais de antracnose


Os primeiros sinais de antracnose são percebidos com o surgimento de pequeninos pontos circulares marrons ou pretos. Com o avanço da doença fúngica, os pontículos se tornam manchas necróticas maiores, que penetram a casca dos frutos até atingirem a polpa, que escurece. Quando os frutos apresentam podridão no pedúnculo, eles caem, o que gera sérios prejuízos ao fruticultor.

Mas quais os principais fungos causadores da antracnose?


Colletotrichum acutatum

O Colletotrichum acutatum ocorre principalmente em cultivos de morango e concentra o ataque nas flores e nos pseudofrutos do morangueiro. Quando não controlado a tempo, toda a lavoura de morango é dizimada, pois o fungo é muito agressivo a essa cultura.

Colletotrichum fragariae

O Colletotrichum fragariae também ocorre em morangueiros e causa a podridão da coroa e do pseudofruto, além de lesões nos estolões e pecíolos. Esse fungo é um dos agentes etiológicos da flor preta, doença bastante comum em morangueiros, que necrosa as inflorescências.

Colletotrichum gloeosporioides

O Colletotrichum gloeosporioides é um dos principais vilões das frutíferas tanto no pomar quanto na pós-colheita. Além de causar podridão de frutos e flores, o fungo forma manchas necróticas em folhas e raízes, bem como causa desfolha e queda de frutos.

Colletotrichum musae

O Colletotrichum musae acomete as principais espécies de bananeira. O ataque se concentra nos cachos e nas pencas. Com a evolução da doença, as manchas necróticas aumentam e apodrecem os frutos. Goiabeira e mamoeiro também são infectados por esse fungo.

Medidas de controle da antracnose:


->Pulverizações com fungicida (oxicloreto de cobre);
->Descarte adequado de restos culturais;
->Seleção de cultivares resistentes à doença;
->Plantio de mudas sadias;
->Podas de limpeza.

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Leia o artigo "A importância dos aminoácidos para as frutíferas."

Fontes: infobibos.com; agencia.cnptia.embrapa.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 03-02-2020 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.