Por que implantar um pomar em minha propriedade?

Seja como um empreendimento visando lucros ou para lazer, o pomar tem seu lugar e sua necessidade numa propriedade rural

Por que implantar um pomar em minha propriedade?

Pomar de pequena área, como o próprio nome indica, consiste na ocupação de um determinado espaço da propriedade rural com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas. Ou pode ser, também, toda a área da propriedade, desde que ela seja pequena e plantada com uma ou várias espécies.

Em geral, nos dias atuais, um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros.

As espécies frutíferas que podem ser cultivadas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade.

Assim, temos áreas onde são encontradas laranjeiras, tangerineiras, abacateiros, mangueiras e outras fruteiras, numa só área; já, em outras áreas, encontramos apenas laranjas ou poncãs, mesmo que milhares de pés.

O Brasil apresenta excelentes condições para se tornar um dos maiores polos produtivos de frutas tropicais para o mercado mundial. Seu clima permite a produção de todos os tipos de frutas tropicais e algumas delas proporcionam mais de uma safra por ano.

Tradicionalmente, a formação de um pomar era recomendada pelos serviços de extensão e de economia rural como alternativa econômica e de fixação do homem no campo. Inclusive, porque através do hábito e do gosto pelo cultivo de árvores frutíferas, o agricultor poderia expandir-se em outras atividades agrárias e assim permanecer cultivando a terra.

Outra importância do cultivo de fruteiras era, e ainda o é, a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, melhoria da saúde da família.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 14-04-2023 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.