Cervejas artesanais - como harmonizar

Cervejas artesanais - como harmonizar. Para harmonização de cervejas artesanais, é preciso conhecer o tipo de malte da cerveja, assim como a quantidade de lúpulo e o grau alcoólico.

Para harmonização de cervejas artesanais, é preciso conhecer o tipo de malte da cerveja, assim como a quantidade de lúpulo e o grau alcoólico

Harmonização de cervejas artesanais

Muitos acham que a harmonização é feita apenas com o vinho. Mas com o surgimento de vários tipos e estilos de cerveja, as pessoas começaram a harmonizar a bebida com queijos, carnes, petiscos, pratos principais e sobremesas. Além disso, quando comparada ao vinho, a cerveja possibilita maior facilidade para harmonização, já que apresenta aromas e sabores mais perceptíveis. É o que ocorre com a cerveja de trigo - onde o aroma de banana é de fácil detecção, o que não acontece com alguns vinhos (os aromas frutados ou amadeirados são mais sutis).

Para harmonização de cervejas, é preciso conhecer o tipo de malte, pois ele influencia na intensidade do sabor - Dark Ale (mais torrado) e Amber Ale (memos torrado). O mesmo vale para a quantidade de lúpulo, que fornece amargor à cerveja - India Pale Ale e Imperial Stout (mais amargas) e Weizenbock e Vienna (menos amargas). Já as cervejas com alto teor alcóolico são ideais para serem saboreadas com pratos mais intensos (comida mexicana) ou ainda com sobremesas - como a Barley Wine.

"Uma das principais funções do lúpulo é conferir o amargor característico de cada estilo de cerveja, o que equilibra a doçura dos açúcares do malte e proporciona um final refrescante", afirma Adonay Anthony Evans, professor do Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

HARMONIZAÇÃO COM PRATOS APIMENTADOS

Dark lager e Schwarzbier.

HARMONIZAÇÃO COM CURRASCO

Porter e Abbey Dubbel.

HARMONIZAÇÃO COM FEIJOADA

Pilsen e Stout.

HARMONIZAÇÃO COM PEIXES E FRUTOS DO MAR

Camarões e mariscos: Amber Ale.
Sushis e sashimis: American Ale.
Salmão: Altbier.
Bacalhau: English Pale Ale.

HARMONIZAÇÃO COM AVES

Pilsen e Dunkelweizen.

HARMONIZAÇÃO COM PETISCOS

Amendoins, nozes e castanhas: Amber Lager e Strong Ale.
Defumados, embutidos, curados e patês: patês - Belgian Strong Ale, salsichas - Vienna, frios defumados - Weizenbock e curados - Doppelbock.
Pastéis, batatas fritas e demais frituras: batatas fritas - Amber Lager, pastel - Pilsen Clássica e iscas de peixe e frango - British-Style Bitter.

HARMONIZAÇÃO COM QUEIJOS

Queijos defumados: Porter.
Queijos de cabra e Saint Poulin: Hefeweizen.
Queijos frescos: Pilsen.
Queijos Brie e Camembert: kölsch.
Queijos Gorgonzola e Roquefort: India Pale Ale.
Queijos Cheddar e Grana Padano: Stout.

HARMONIZAÇÃO COM SOBREMESAS

Belgian Strong Ale e Fruit Lambic.

Fonte: Receitas IG.

Andréa Oliveira 01-09-2016 Gastronomia e Padaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.