5 dicas de alimentação saudável para idosos

5 dicas de alimentação saudável para idosos. Com a idade, muitos perdem o apetite. Mas é muito importante fazer, pelo menos, três refeições por dia - divididas em café da manhã, almoço e jantar.

Os idosos devem cultivar uma alimentação saudável e nutritiva, que supra suas necessidades diárias e garanta seu bem-estar

5 dicas de alimentação saudável para idosos

Para ganhar longevidade e viver bem, os idosos devem cultivar uma dieta nutritiva, que supra suas necessidades diárias. É importante ressaltar que muitas alterações e disfunções ocorrem no organismo do indivíduo quando chega a velhice, mas é possível reduzir os males da idade com uma alimentação saudável e atividades físicas regulares. Pensando nisso, escolhemos 5 dicas que proporcionarão bem-estar e vitalidade às pessoas idosas. Vamos a elas?

1. Beba água entre as refeições

A maioria dos especialistas recomenda dois litros de água por dia. Preferencialmente entre as refeições. Trata-se de um elemento vital para o organismo humano - independentemente da idade. Sua ingestão diária garante o bom funcionamento do intestino, além de ajudar na circulação sanguínea, fortalecer os rins e eliminar as toxinas do corpo. Em hipótese alguma, substitua a água por sucos e refrigerantes.

2. Faça, no mínimo, três refeições diárias

Com a idade, muitos perdem o apetite. Mas é muito importante fazer, pelo menos, três refeições por dia - divididas em café da manhã, almoço e jantar. Nenhuma dessas principais refeições deve deixar de ser feita. Torne o momento da refeição tranquilo e agradável - mastigue devagar os alimentos. Se houver dificuldades na mastigação, os alimentos podem ser picados, triturados, desfiados, amassados e ralados - contanto que você não deixe de comê-los.

3. Coma, pelo menos, três porções de legumes e três porções de frutas

Legumes, verduras e frutas são essenciais para a boa manutenção do organismo. Portanto, seu consumo deve ser obrigatório na dieta dos idosos. Quanto mais coloridos os legumes, as verduras e as frutas melhor para a saúde - todos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Seu consumo evita a prisão de ventre e previne o aparecimento de várias doenças. Portanto, lembre-se sempre de acrescentar às refeições laranja, maçã, banana, acerola, beterraba, abóbora, cebola, alho, acelga, couve, espinafre, agrião - torne a dieta bem variada e equilibrada.

Segundo Cephora Maria Sabarense, professora do Curso a Distância CPT Alimentação Saudável, disponível , a alimentação saudável e balanceada tem três qualidades essenciais: variedade, moderação e equilíbrio. Ela deve conter alimentos variados, em quantidade e qualidade, para melhor manutenção e absorção dos nutrientes no organismo.

4. Coma, pelo menos, seis porções de cereais, tubérculos e raízes

Escolha alimentos integrais e naturais, como soja, arroz integral, milho orgânico, pão integral e massas integrais. Se gosta de comer biscoitos, prefira os integrais, com baixas quantidades de gordura e açúcar. Não se esqueça de acrescentar à dieta batata doce, batata, batata baroa, e mandioca. Equilibre esse grupo de alimentos entre as três principais refeições do dia:  café da manhã, almoço e jantar.

5. Acrescente à dieta três porções de leite e derivados e uma porção de carne (ovo)

Principais fontes de cálcio, o leite e seus derivados (iogurtes e queijos) são essenciais para a alimentação dos idosos. Mas prefira os desnatados e semidesnatados, pois eles contêm pouca gordura. O mesmo vale para carnes vermelhas, aves e peixes - sempre com menor teor de gordura. Você pode substituir a porção de carne (preferencialmente grelhada) por uma porção de ovo - contanto que seja cozido. Recomendamos o consumo de peixe, no mínimo, duas vezes por semana - ômega 3 e 6. Vísceras e miúdos (fígado de boi e moela) também são excelentes, pois contém ferro (coma uma vez por semana).
 
Fontes: Ministério da Saúde e Casa de Repouso Divina Providência.

Andréa Oliveira 07-10-2016 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.