Empresa de eventos: como montar

Para montar uma empresa, além de definir o ramo em que vai atuar, é preciso que o empresário reúna uma série de informações fundamentais, como conhecer o mercado, definir os objetivos que quer atingir, planejar o que vai ser colocado em prática, e outros.

Faça a análise financeira do seu negócio, estimando o resultado da empresa e o capital necessário para começar o negócio

  A equipe de apoio são os carregadores, recepcionistas, garçons, seguranças, pessoal da área médica, auxiliares de serviços gerais, ou seja, todos os profissionais contratados a cada novo evento

Para montar uma empresa, além de definir o ramo em que vai atuar, é preciso que o empresário reúna uma série de informações fundamentais, como conhecer o mercado, definir os objetivos que quer atingir, planejar o que vai ser colocado em prática, e outros.

Todo o processo tem seu início com um levantamento de dados e informações em órgãos de pesquisa e de apoio às empresas, como o IBGE e o SEBRAE, procurando conhecer, ao máximo, o universo que cerca o ramo de negócios em que se vai entrar.

Segundo Antônio Máximo Borba, coordenador do Curso Planejamento e Organização de Eventos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, para montar um plano de negócios, é preciso:

Conhecer:

  • O ramo de atividade;
  • O mercado consumidor;
  • O mercado fornecedor; e
  • O mercado concorrente.

Definir:

  • Produtos a serem fabricados;
  • Mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados.

Além de:

  • Analisar bem a localização de sua empresa;
  • Conhecer técnicas de marketing;
  • Conhecer o processo operacional;
  • Fazer uma projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços;
  • Fazer uma estimativa da necessidade de pessoal;
  • Fazer a análise financeira do negócio, estimando o resultado da empresa; e
  • O capital necessário para começar o negócio.

Equipe de trabalho

O número de funcionários da empresa de eventos vai depender do porte da mesma (pequena, média ou grande). De acordo com Antônio Máximo Borba, a equipe de trabalho de uma agência de eventos é composta por profissionais de nível técnico, de apoio e operadores.

1. Nível técnico

São os engenheiros, técnicos de marketing e propaganda, técnicos de som, vídeo e iluminação, dentre outros. Esse pessoal não precisa fazer parte do quadro fixo de funcionários da empresa, podendo ser contratado sempre que houver necessidade. É preciso fazer o cadastro desses profissionais, para que possam ser encontrados, quando necessário.

2. Apoio

São os carregadores, recepcionistas, garçons, seguranças, pessoal da área médica, auxiliares de serviços gerais, ou seja, todos os profissionais contratados a cada novo evento. Podem ser contratadas pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Devem ser contratados com antecedência de alguns dias para que recebam treinamento e sejam providenciados uniformes. É importante ter um cadastro desses profissionais para que sejam chamados, quando necessário.

3. Operadores

São os profissionais que trabalham na organização e operação da empresa de eventos. Fazem parte do quadro de funcionários fixos da empresa. São eles: secretárias, recepcionistas, produtores de mídia, pessoal da manutenção, auxiliares de limpeza, etc.

Adquira o Curso Planejamento e Organização de Eventos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, e saiba tudo o que é necessário para montar um empresa de eventos, estrutura física e equipamentos, serviços terceirizados e muito mais.

Equipe de Redação 04-02-2013 Hotelaria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.