Depois de fazer o planejamento do evento e de identificar todos os colaboradores e prestadores de serviço que estarão envolvidos na realização, é necessário fazer um check list, ou seja, um lista de atividades e tarefas, com seus respectivos responsáveis e prazos de entrega. O check list permite maior eficiência no acompanhamento e cumprimento das tarefas no prazo previsto.
Um modelo de check list deve possuir vários itens que são comuns para todos os eventos, e também, tarefas específicas para o acontecimento em questão. Segundo o professor Antônio Máximo Borba, coordenador técnico do curso Planejamento e Organização de Eventos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, podemos dar destaque à definição da coordenação geral, das comissões, do tema, da marca e da data.
No curso, o professor Borba acrescenta que "além desses, a estratégia de divulgação e promoção, a definição dos patrocinadores, a elaboração do programa técnico, científico e social, a sonorização, iluminação, transporte e segurança, também devem ser incluídos na lista e ser checados de maneira adequada."
Para captar recursos, o organizador do evento deve demonstrar ao potencial patrocinador as vantagens que o evento trará para o mesmo, divulgando e firmando sua imagem junto ao público-alvo. A proposta de patrocínio deve ser enviada para a pessoa da empresa responsável pela área de marketing. Por isso, o patrocinador deve saber nomes e funções importantes dentro de cada empresa que irá contatar.
Confira um modelo de check-list para organização de um evento. Apresentamos alguns dos itens mais importantes para que o seu negócio dê certo.
Itens Responsável Data de apresentação
=>Definição do núcleo de Coordenação Central
=>Definição das diversas comissões ou setores
=>Definição do tema
=>Definição da marca
=>Definição da data
=>Contratação do local de realização/bloqueio do hotel
=>Programação financeira Programação visual
=>Preparação de material gráfico (folder, cartaz etc.)
=>Estratégia de divulgação e de promoção
=>Definição de patrocinadores
=>Elaboração do programa técnico, científico, social etc.
=>Contratação dos profissionais convidados
=>Assessoria de imprensa
=>Sonorização
=>Fotocópias
=>Equipamentos necessários (retroprojetor, projetor de slides, data show etc.)
=>Iluminação
Em cada item você deverá preencher quem será o responsável e a data de apresentação de cada tarefa.
http://www.youtube.com/watch?v=hKgia8i05A4