Programação PHP

 A partir da necessidade de exibição de conteúdo personalizado, surgiu a linguagem que possibilita a criação de páginas dinâmicas, o PHP

O Personal Home Page ou PHP é uma linguagem de programação, que permite a criação de WEB sites dinâmicos, fazendo com que o usuário consiga interagir por meio de formulários, parâmetros da URL e links. Através de exemplos simples e práticos é possível entender conceitos da linguagem  PHP.

A começar pelo significado, é um acrônimo recursivo para Pré-Processador de Hipertexto PHP (do inglês PHP Hypertext Preprocessor).

Na prática, é uma linguagem de script voltada para desenvolvimento de sistemas web, criada para gerar conteúdo dinâmico para páginas desenvolvidas utilizando a linguagem HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto, do inglês HyperText Markup Language) que, por sua natureza, produz conteúdo totalmente estático.

No começo da internet, as únicas interações entre clientes e servidor se davam através de requisições de páginas de conteúdo estático, ou seja, não havia uma interação maior do conteúdo exibido com o usuário que estava acessando a página. A partir dessa necessidade de exibição de conteúdo personalizado, surgiram as linguagens que possibilitavam a criação de páginas dinâmicas, dentre as quais, o PHP.

Um site estático possui duas camadas contendo dois tipos de arquivo, uma delas é a estrutura do documento, uma espécie de esqueleto contendo: cabeçalho, rodapé, barras laterais etc.

Nos sites com conteúdos dinâmicos, as páginas são armazenadas em Bancos de Dados e recuperadas no momento da exibição. Por isso, uma nova camada é adicionada para realizar a conversa com o sistema de Banco de Dados, no caso, a linguagem de programação PHP. Dessa forma, todo o site está relacionado para as buscas internas e mapa do site, no momento de alguma atualização, de modo automático.

Algumas características

1. É  uma linguagem gratuita e possui código aberto. Seu arquivo de instalação e código fonte pode ser adquirido no site oficial: http://www.php.net

2. É totalmente acoplada no HTML, suas linhas de código podem ser escritas no mesmo arquivo, misturando seus códigos, apenas respeitando as regras da escrita de cada linguagem.

3. É uma linguagem baseada em servidor, ou seja, o processamento do script PHP é feito diretamente no servidor, sendo enviado para o cliente apenas o código HTML resultante, sem consumir recursos, e não possibilita que o usuário tenha acesso aos códigos-fonte dos scripts.

Segundo Allan Guerreiro, coordenador do Curso Programação PHP, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a outra camada define o estilo de apresentação como o CSS (acrônico para Cascading Sttyle Sheets), a definição do estilo provê a separação entre o formato e o conteúdo de um documento"

Confira mais novidades desse lançamento do CPT.  Curso Programação PHP!

Equipe de Redação 27-09-2011 Desenvolvimento de Softwares

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.