Por que realizar a avaliação do sistema de irrigação é importante?

Depois de todo o sistema de irrigação em funcionamento é necessário acompanhar e avaliar seu desempenho como forma não só de correção, mas também de prevenção

Por que realizar a avaliação do sistema de irrigação é importante?

A avaliação dos sistemas de irrigação é o procedimento técnico de verificação das condições de funcionamento dos sistemas de irrigação e de detecção de eventuais problemas que prejudicam a eficiência da distribuição de água.

“Essa avaliação é necessária para identificar casos de variações na aplicação da lâmina, na vazão e pressão do sistema, casos de desperdícios de água, erros no dimensionamento do projeto, funcionamento inadequado dos equipamentos, entupimentos de tubulações e ejetores etc.”, explica Catariny Aleman, professora do Curso CPT Avaliação e Manutenção de Sistemas de Irrigação.

Feita a avaliação do sistema de irrigação e corrigido os pontos observados, acontecerá:


- Melhora da eficiência de irrigação, permitindo definir a lâmina bruta a ser aplicada na área, considerando a eficiência do sistema.
- Melhora da uniformidade de aplicação da água, garantindo que os emissores apliquem lâminas semelhantes ou conforme a característica projetada para o sistema.
- Adequação do projeto à realidade da situação, considerando as peculiaridades a que cada lavoura está inserida quanto aos aspectos de solo, clima, temperatura, qualidade da água, tipos de materiais e equipamentos que serão utilizados etc.
- Melhor gestão dos recursos hídricos, pois, como não há perdas, é possível aumentar a eficiência do uso da irrigação.
- Redução no custo de energia, já que o sistema não precisará ficar ligado por tempo mais prolongado para entregar a lâmina necessária.
- Otimização dos custos em geral, resultando em receita líquida positiva e, portanto, maior produtividade/lucratividade.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Irrigação

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 16-12-2022 Irrigação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.