As bromélias são foco do mosquito da dengue?

As bromélias são foco do mosquito da dengue? O líquido retido no tanque formado pelas folhas das bromélias é classificado como suco biológico, hostil às larvas do Aedes aegypti.

O líquido retido no tanque formado pelas folhas das bromélias é classificado como suco biológico, hostil às larvas do Aedes aegypti

As bromélias são foco do mosquito da dengue?

Belas, resistentes e adaptáveis a condições ambientais severas, as bromélias, muitas vezes, deixam de enfeitar jardins e parques devido a uma ideia equivocada sobre elas. Muitos acreditam que a água acumulada em suas folhas recobertas por escamas, ou rosetas (em algumas espécies de bromélia) pode ser um ambiente favorável ao desenvolvimento e à proliferação do mosquito da dengue - o Aedes aegypti.

Entretanto, ao acumular água e nutrientes em suas frondosas folhas, a bromélia encontra um meio de sobreviver (principalmente em condições ambientais drásticas), assim como o fazem os pequenos organismos que habitam esse micro ecossistema biológico.

Estudos recentes afirmam que das 3,2 mil espécies de bromélias existentes, as que retém líquido em sua estrutura não são foco do Aedes aegypti. Como o que fica retido no tanque formado pelas folhas é classificado como suco biológico, o ambiente torna-se hostil às larvas do mosquito da dengue.

Nesse micro ecossistema, ocorre uma sucessão contínua e vigorosa de formas de vida. Como resultado, forma-se uma calda com microrganismos que competem entre si, em uma interdependência ecológica, que impede a sobrevivência das larvas do Aedes aegypti.

Além disso, a água acumulada é resguardada pelas folhas da bromélia, sendo absorvida em um processo contínuo para suprir a planta de nutrientes. Ou seja, a água é constantemente renovada.

Portanto, as bromélias não são foco do mosquito da dengue!

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Mulher UOL.

Andréa Oliveira 07-12-2015 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.