Análise dos impactos ambientais

É preciso mencionar os métodos de identificação dos impactos, as técnicas de previsão da magnitude e os critérios adotados para a interpretação e a análise de suas interações

 

A análise de identificação, valoração e interpretação dos prováveis impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação, operação e, se for o caso, de desativação do empreendimento, sobre os meios físico, biótico e socioeconômico, deve ser feita para que possam ser determinados e justificados os horizontes de tempo considerados.

Os impactos podem ser considerados: diretos e indiretos; benéficos e adversos; temporários, permanentes e cíclicos; imediatos e a médio e longo prazos; reversíveis e irreversíveis; locais, regionais e estratégicos.

A análise dos impactos ambientais inclui, necessariamente, identificação, previsão da magnitude e interpretação da importância de cada um deles, permitindo uma apreciação abrangente das repercussões do empreendimento sobre o meio ambiente, entendido na sua forma mais ampla. O resultado dessa análise constituirá um prognóstico da qualidade ambiental da área de influência do empreendimento, nos casos de adoção do projeto e suas alternativas, mesmo na hipótese de sua não-implementação. Esse item deverá ser apresentado em duas formas :

  • Uma descrição detalhada dos impactos sobre cada fator ambiental relevante considerado no diagnóstico ambiental, a saber (impactos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico);
  • Uma síntese conclusiva dos impactos relevantes de cada fase prevista para o empreendimento (planejamento, implantação, operação e desativação) e, para o caso de acidentes, acompanhada da análise (identificação, previsão da magnitude e interpretação) de suas interações.

Segundo Elias Silva, coordenador do Curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, é preciso mencionar os métodos de identificação dos impactos, as técnicas de previsão da magnitude e os critérios adotados para a interpretação e análise de suas interações.

Programa de acompanhamento

Aqui, serão apresentados os programas de acompanhamento da evolução dos impactos ambientais positivos e negativos causados pelo empreendimento, considerando-se as fases de planejamento, implantação, operação, desativação e acidentes. Conforme o caso, poderão ser incluídas:

  • Indicação e justificativa dos parâmetros selecionados para a avaliação dos impactos sobre cada um dos fatores ambientais considerados.
  • Indicação e justificativa da rede de amostragem, incluindo seu dimensionamento e distribuição espacial.
  • Indicação e justificativa dos métodos de coleta e análise de amostras.
  • Indicação e justificativa da periodicidade de amostragem para cada parâmetro, segundo os diversos fatores ambientais.
  • Indicação e justificativa dos métodos a serem empregados no processamento das informações levantadas, visando retratar o quadro de evolução dos impactos ambientais causados pelo empreendimento.

Equipe de Redação 05-07-2012 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.