Saiba quais são os serviços necessários na hotelaria hospitalar

O funcionário da recepção deve ser bem preparado e demonstrar cordialidade, respeito, educação e simpatia para com os clientes

 

De acordo com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (Resolução RDC 50/2002), os acessos externos às instituições estão relacionados diretamente à circulação de usuários e de materiais. O acesso aos hospitais pela via pública deve possibilitar uma sinalização perfeita, no que diz respeito ao trânsito, com placas indicativas, fluxo direto, entre outros elementos.

No tocante ao acesso interno, é importante restringir o número deles, evitando-se o cruzamento desnecessário de pessoas e serviços diferenciados. Essas áreas precisam ser claras, desimpedidas e ventiladas.

Estacionamento

O local escolhido para o estacionamento deve quantificar vagas para viaturas de serviços e de passageiros. É necessário ainda que, para estacionamentos com até 100 vagas, duas sejam reservadas para deficientes físicos. A existência de heliportos obedecem às normas do Ministério da Aeronáutica/Departamento de Aviação Civil (DAC).

Recepção

Quando o objetivo é humanizar o atendimento, a recepção assume um importante papel entre os serviços necessários ao funcionamento do hospital. É o primeiro contato que o paciente estabelece. Por isso, tem grande peso na avaliação que ele fará ou em suas expectativas em relação aos outros serviços.

O funcionário da recepção deve ser muito bem preparado e demonstrar cordialidade, respeito, educação e simpatia para com os clientes, os colegas e seus supervisores. Ele deve ser capaz de dar informações seguras e sempre verdadeiras e mostrar-se eficiente na solução de problemas.

Outra função importante é a de encaminhar os pacientes à unidade de internação, clínicas e exames. Aos visitantes, a recepção tem a responsabilidade de direcioná-los ao local de visitas ou fornecer as informações solicitadas.

A presença do capitão-porteiro também é de grande importância, pois é o primeiro funcionário que o paciente e o visitante encontrarão ao chegar ao hospital. Trata-se da acolhida com humanização e educação, tratamento indispensável àquela pessoa que precisa de boa receptividade.

Em seguida, o mensageiro encaminha as pessoas à recepção, carregando as malas até o seu destino. O recepcionista deve colocar-se de forma prestativa, apresentar-se com boa aparência, ser cortês, discreto e ágil nas respostas.

Teresinha Covas Lisboa, coordenadora do Curso Hotelaria Hospitalar, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que a recepção está inter-relacionada com outros setores do hospital.

Equipe de Redação 04-07-2012 Hotelaria

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