Operação de abate de caprinos

Para oferecer um produto de qualidade, o abatedouro de caprinos precisa de animais com certas características que atendam às demandas de mercado

Por meio do processo de abate dos animais para consumo de carne, foi criado um conceito moderno  tido como "carne ética". Baseia-se em saber que o abate dos animais, apesar de se iniciar com a sangria, não se restringe a ela, mas também aos processos de pré-abate, que, além do aspecto relativo ao sofrimento do animal, na maioria das vezes, são os maiores responsáveis pelo comprometimento da carcaça e pela queda na qualidade da carne.

Matéria-prima do abatedouro

Boa parte da carne de caprinos comercializada no país é proveniente de animais velhos ou subprodutos da caprinocultura leiteira. Isso determina que o produto tenha qualidade inferior, contrário às exigências atuais do mercado. Essa situação, entretanto, tende a mudar pelos esforços de diversos elos da cadeia produtiva e de órgãos governamentais para que o potencial da caprinocultura de corte em produzir carne de qualidade, a baixo custo, de forma rentável, seja uma realidade.

Para oferecer um produto de qualidade, o abatedouro de caprinos precisa de animais com certas características que atendam às demandas de mercado. O produto final da caprinocultura de corte, e que o frigorífico deve fazer todo esforço para obter, é um animal o mais jovem possível, pesando entre 18kg e 20kg, com uma boa carcaça, com idade variando entre três a quatro meses de idade. Esses animais, após o abate, deverão fornecer carcaças com alto rendimento, ou seja, maior proporção de carne em relação aos ossos e outras porções descartadas. Espera-se também que tenham carne saborosa e macia, por causa da pouca idade do animal.

Cristiane Leal dos Santos, coordenadora do Curso Abate de Caprinos e Processamento da Carne, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, diz que nem sempre será possível obter animais dessa qualidade e sempre haverá oferta de animais de descarte, cuja carne também pode ser colocada no mercado. Entretanto, a prioridade de compra deverá ser dada a animais de melhor qualidade. É possível que o abatedouro atue como um incentivador da produção de carne de alta qualidade.

A carne proveniente de animais de descarte, como cabras ou bodes, preferencialmente, deve ser usada no processamento, ou seja, na fabricação de linguiças, defumados e outros produtos.

Equipe de Redação 25-07-2012 Criação de Caprinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.