Raças de Ovinos: Suffolk e Texel

Raças Lanadas

Essas raças além de lanadas são também produtoras de carne. Uma forma de aproveitar o potencial produtivo das raças de carne, seria  o cruzamento industrial com raças mistas ou produtoras de lã fina, visando a obtenção do efeito de heterose, que propicia a produção de cordeiros com boa velocidade de crescimento e carcaças superiores.

O cruzamento deve ser praticado apenas sobre uma parcela do rebanho, destinando-se ao abate todos os cruzados, machos e fêmeas.

Suffolk

Raça inglesa, pertence ao mesmo grupo das  "caras negras" e, da mesma forma, adaptou-se bem ao Brasil. Cabe salientar que a lã das raças "cara negra", em geral, apresenta um menor valor econômico, em virtude da presença de fibras pigmentadas entremeadas no velo. Este aspecto não desmerece, porém, sua elevada capacidade para produzir carne de excelente qualidade, sendo adequada para os cruzamentos industriais.

Principais características:

- Cabeça mocha, totalmente coberta de pelos negros, finos e brilhantes, grande, completamente livre de lã;

- Os carneiros cruzam bem com qualquer tipo e raça de ovelha, inclusive as deslanadas, visando a produção de melhores cordeiros para abate;

- As ovelhas são muito produtivas, tendo partos duplos e triplos;

- Como é uma raça de carne, e que atinge grandes pesos, os seus membros devem ter um comprimento proporcional ao corpo, de tal maneira que mantenha a harmonia do conjunto e, ao mesmo tempo, evidenciem vigor e desenvoltura.

Texel

Raça de origem holandesa, foi introduzida no Brasil há poucos anos, caracterizando-se pela produção de uma carcaça de boa qualidade, com baixo teor de gordura.

No Brasil, a raça foi introduzida em 1972, pelos criadores Halley Marques e Ligia Vargas Souto que importaram da Holanda 18 fêmeas e 2 machos para suas fazendas, no município de Itaqui/RS.

Após diversas gerações de eficiente seleção, o Texel surge hoje, como uma raça de ovino produtoras de carne, de excelente qualidade e baixo teor de gordura.

Principais características:

- Produz lã de excelente qualidade, boa finura, com fibra forte e de grande aceitação pelo mercado produtor de fios;

- Entre os 4 e 5 meses de idade, em regime de campo, os cordeiros apresentam carcaças pesadas, com pouca quantidade de gordura, bem conformadas e farta massa muscular, proporcionando alto rendimento;

- O rebanho apresenta elevados índices de fertilidade, acima de 95% de prenhez;

- A ovelha Texel é uma excelente mãe, boa produtora de leite, o que possibilita um ganho de peso diário dos cordeiros de 250g (nascidos de parto duplo) e 350g (nascidos de parto simples), durante o período de aleitamento.

Mais informações a respeito dessas raças você encontrará em nosso Curso Criação de Ovinos de Corte, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, empresa difusora de conhecimentos.

Equipe de Redação 30-08-2011 Criação de Ovinos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.