Vantagens da silagem de capim para o gado leiteiro

Quando em forma de silagem, o capim apresenta baixos custos em relação a outros volumosos

Vantagens da silagem de capim para o gado leiteiro

A forragem pode ser conservada por meio da ensilagem. Tudo começa quando a matéria vegetal é acondicionada em silos em ambiente sem oxigênio (anaeróbio). No momento em que as atividades das células vegetais cessam, microrganismos benéficos começam a se desenvolver. Estes convertem açúcares solúveis em ácidos orgânicos, o que reduz o pH e impede o crescimento de outros microrganismos, que poderiam deteriorar a silagem.

Uma das melhores silagens para o gado leiteiro é a de capim, como veremos a seguir:

Redução de custos


“O capim é uma das forrageiras mais produtivas, o que reduz os custos do produtor com adubos e implementos. Além disso, quando em forma de silagem, essa forrageira apresenta baixos custos em relação a outros volumosos”, afirma Juliano Ricardo Resende, zootécnico, especialista em bovinocultura leiteira e professor do Curso CPT Produção e Utilização de Silagem.

Manutenção da taxa de lotação


Na estação das águas, as forrageiras garantem alimento farto para o gado de leite, o que permite ao produtor um maior número de bovinos por área de pastagem. Já no período da estiagem, a silagem de capim possibilita que o produtor mantenha essa lotação sem comprometer o desempenho produtivo do rebanho, que continua a produzir leite com ótimo padrão de qualidade e em grande quantidade.

Conservação por até dois anos


A ensilagem preserva os nutrientes do capim fresco. Com apenas 30 dias fermentação, a silagem de capim já pode ser fornecida ao gado leiteiro, como um alimento de qualidade, que garante a manutenção do peso dos animais. Mas o mais incrível de tudo isso é que essa silagem pode permanecer conservada por até dois anos. Com isso, o produtor pode alimentar o rebanho de leite durante a estiagem ou quando os recursos estão escassos.

Alta produtividade de matéria seca


Enquanto alguns produtores conservam sorgo e milho por meio da ensilagem, outros preferem conservar capim, como Brachiaria, pois apresenta menores custos. Além disso, o capim é altamente produtivo no quesito matéria seca por hectare. O sorgo e o milho, por exemplo, apresentam cerca de 20 toneladas de matéria seca por hectare. Já o capim pode chegar a 60 toneladas de MS por hectare.

Armazenamento de grande quantidade de alimento


Como na seca a forrageira deixa de crescer, o alimento para o gado leiteiro torna-se escasso. Nesse sentido, investir em ensilagem de capim é a melhor alternativa para reverter esse quadro. Produzido durante a estação das águas, o capim excedente pode virar silagem para alimentar os animais no período de estiagem. Uma das maiores vantagens da ensilagem de capim é a grande quantidade de volumoso, que pode ser estocada em espaço limitado.

Aditivação para preservar os nutrientes


Para preservar os nutrientes da forrageira, o pecuarista usa aditivos naturais, como polpa cítrica, melaço de cana, resíduos de soja, milho triturado e outros. Vale destacar que a silagem de capim apresenta alta concentração de potássio, o que dificulta o ajuste entre cátion e ânion no arraçoamento do rebanho de leite. Entretanto, para evitar isso, a silagem recebe uma aditivação, que aumenta a MS no material ensilado.

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal:

Produção e Utilização de Silagem

Produção de Feno

Formação e Manejo de Capineira

Fonte: Nutrição e Saúde Animal

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-04-2021 Alimentação Animal
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Segredos para a Prevenção de Mastite e Produção de Leite de Qualidade

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.