Aprenda a recriar bezerros de corte

Quando a fase de recria fica relegada ao segundo plano compromete os resultados da cria

Como recriar bezerros de corte

Na recria, que vai do desmame até o momento em que o animal atinge peso de reprodução ou de terminação, os desmamados são manejados com o objetivo de desenvolver musculatura e ossatura suficientes para que possam continuar no ciclo de produção de duas maneiras: reprodução ou engorda.

Será aproveitada para reprodução, a parcela das fêmeas recriadas que será incorporada ao rebanho como futuras matrizes, fazendo reposição dos descartes. O desenvolvimento ponderal da fêmea em recria é fundamental para que o animal tenha condições de entrar em reprodução.

No caso dos machos, das fêmeas não aproveitadas como matrizes do rebanho e das fêmeas resultantes de sistemas de cruzamentos terminais, o objetivo é diferente. A recria desses animais visa proporcionar a eles o desenvolvimento de uma estrutura corporal ideal, para que estejam em condições de serem terminados até o fim dessa fase de manejo.

O problema é que, apesar de sua importância, a recria, ao contrário das fases de cria e terminação, geralmente, é pouco valorizada e, muitas vezes, acaba relegada a um segundo plano no sistema de produção, especialmente em relação ao uso de tecnologias. Com isso, os resultados dessa cria ficam comprometidos, contribuindo, de forma decisiva, para menor eficiência da atividade pecuária.

No curso "Recria de Bezerros de Corte", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, são apresentados todos os passos a serem empregados no rebanho de recria, com o objetivo de alcançar os melhores índices possíveis. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do Dr. Leonardo de Oliveira Fernandes, pesquisador da EPAMIG - Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - e professor da FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=u3cy0IjINJY

Marconi Vieira 15-04-2010 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.