Ciclo estral dos suínos

O ciclo estral deve ser analisado para melhor controle na criação

 

Ciclo estral dos suínos    Artigo CPT

“O ciclo estral é o ritmo funcional dos órgãos reprodutivos femininos que se estabelece a partir da puberdade. Compreendem as modificações cíclicas na fisiologia e morfologia dos órgãos genitais e também no perfil dos hormônios relacionados”, afirma o professor Paulo Brustolini do Curso CPT Criação de Suínos — Manejo de Reprodutores e Matrizes


Assim, o ciclo estral é o período entre dois cios, durante o qual ocorrem profundas modificações hormonais em todo o organismo, particularmente sobre o aparelho genital e no comportamento da fêmea, sendo esse período propício à recepção do macho e provável fertilização. Em suínos, o cio ocorre regularmente durante todo o ano e a estacionalidade é discreta.


As fêmeas sexualmente maduras começam a exibir um ciclo estral (cio) a 21 dias (variação: 19 a 23 dias) e, de modo geral, todo o ciclo pode ser dividido em duas fases distintas:


1) Fase folicular: caracterizada pelo desenvolvimento do folículo (estrutura no ovário que contém o óvulo) e culmina com a liberação do mesmo (ovulação). Nessa fase, encontram-se presentes o pró-estro e estro.


2) Fase luteínica: caracterizada pelo desenvolvimento do corpo lúteo. Essa estrutura é formada após a ruptura do folículo e liberação do óvulo. É produzida a progesterona, o hormônio responsável pela manutenção da gestação. Nessa fase, encontra-se incluído o metaestro e diestro.


Os eventos que ocorrem durante o ciclo estral são regulados basicamente pela interação dos hormônios GnRH (hormônio liberador das gonadotrofinas), FSH (hormônio folículo estimulante), LH (hormônio luteinizante), estradiol e progesterona.

HORMÔNIO FONTE FUNÇÃO
GnRH Hipotálamo  Promove a liberação do FSH e LH
FSH Hipófise anterior Estimula o desenvolvimento folicular e a secreção de estrógenos 
LH Hipófise anterior Estimula a ovulação, formação e manutenção do corpo lúteo 
Estradiol  Folículo (ovário) Estimula a manifestação do cio e a liberação de LH
Progesterona  Corpo lúteo (ovário) Manutenção da gestação

 


Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 26-08-2022 Suinocultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.