Melão BRS Araguaia, mais doce e resistente a doenças

Melão BRS Araguaia, mais doce e resistente a doenças. Outra vantagem da nova cultivar é a manutenção de características pós-colheita, como a boa formação da casca

Outra vantagem da nova cultivar de melão é a manutenção de características pós-colheita, como a boa formação da casca

Melão BRS Araguaia, mais doce e resistente a doenças"Nos últimos anos, o país deixou de importar melão europeu para exportar melão brasileiro. Esse fato se deve à produção de melão no Nordeste, onde existem condições climáticas favoráveis ao cultivo, o que resulta na alta produtividade e qualidade do fruto", afirmam os especialistas do FRUPEX e professores do Curso a Distância CPT Produção de Melão em Livro+DVD e Online.

Segundo Valter Rodrigues Oliveira, pesquisador da Embrapa, responsável pelo melhoramento genético da nova cultivar de melão BRS Araguaia, a variedade tem passado por testes nas principais regiões produtoras do país (Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte). Além de mais doce que o melão convencional, o BRS Araguaia é altamente resistente a doenças, dentre elas, a causada pelo fungo oídio, o pesadelo dos produtores de melão.  

Além disso, a variedade de melão BRS Araguaia apresenta padrão que supre as exigências do mercado, como peso médio de 1,7 kg e vida útil em torno de um mês. "Graças às pesquisas ininterruptas dos especialistas da Embrapa e aos inúmeros testes no fruto (este submetido a condições extremas de armazenamento em câmaras frias), foi possível alcançar resultados surpreendentes", completa Oliveira.

Outra vantagem do melão BRS Araguaia é a manutenção de características favoráveis pós-colheita - como a boa formação da casca, que garante maior resistência à mancha-chocolate. Esta é uma anomalia bastante comum, devido às péssimas condições de transporte de melão no país, que promove o escurecimento do fruto. Consequentemente, o melão se torna impróprio para comercialização.

Fonte: canalrural.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Fruticultura.

Andréa Oliveira 11-04-2018 Fruticultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.