Coccidiose aviária: causa, sintomas e controle da doença

A coccidiose aviária afeta o aparelho digestivo das aves, mais especificamente o intestino e o ceco, e causa diarreia com muco ou sangue, além de outros sintomas.

A coccidiose aviária afeta o aparelho digestivo das aves, mais especificamente o intestino e o ceco, e causa diarreia com muco ou sangue, além de outros sintomas

Coccidiose aviária: causa, sintomas e controle da doença

Motivo de grande preocupação de muitos avicultores, a coccidiose aviária é causada por um protozoário do gênero Eimeria, que se subdivide em sete espécies, a saber: E. acervulina, E. maxima, E. tenella, E. brunetti, E. necatrix, E. mitis e E. praecox. A contaminação ocorre quando a ave - geralmente a galinha doméstica (Gallus gallus), ingere oocistos presentes na cama do aviário, nas rações e na água. Como gera grave impacto na produtividade das aves, medidas de controle devem ser tomadas o quanto antes para evitar maiores danos.

Diarreia e perda de apetite são os sintomas mais comuns

A doença pode se manifestar de duas formas: a coccidiose intestinal e a coccidiose cecal. Ambas afetam o aparelho digestivo das aves, mais especificamente o intestino e o ceco. Os sintomas mais comunas são: diarreia com muco ou sangue, desidratação, anemia, perda de apetite, penas eriçadas, despigmentação da pele, apatia, prostração e, nos casos mais graves, morte.

A confirmação da doença se dá por meio de exame laboratorial

Para confirmar se o aviário foi acometido pela coccidiose, deve ser feito um exame laboratorial, após necropsia de algumas galinhas e coleta do material para microscopia. Ou ainda pode ser feito um exame do trato intestinal das aves, por meio da raspagem do muco intestinal, para observação ao microscópio.

A aplicação de vacinas e o uso de anticoccidianos é o melhor meio de controle da doença
 
O controle preventivo é o melhor meio de evitar a doença no aviário. Para isso, o avicultor deve adotar programas de controle da coccidiose aviária, por meio de anticoccidianos e vacinas, nos primeiros dias de vida das aves.

Biosseguridade e manejo adequado das camas do aviário são excelentes medidas de controle

Da mesma forma, a biosseguridade adotada na granja pode evitar que a doença seja disseminada por todo o aviário. Além do manejo adequado das camas do aviário, que diminui consideravelmente a probabilidade de oocistos no criatório.

Dicas para o controle da coccidiose aviária:

  • A cama do aviário deve possuir ótimo poder de absorção e deve apresentar cerca de 7 a 12 cm de espessura;
  • Os galpões de criação das aves devem possuir boa ventilação, para o arejamento do ambiente e a redução da umidade local;
  • A diminuição da densidade de aves por galpão reduz a umidade do ambiente, bem como o acúmulo de fezes na cama;
  • A manutenção adequada dos nebulizadores e dos bebedouros evita o vazamento de água na cama do aviário e, consequentemente, reduz a umidade ambiente.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: EHow e Infoescola.

Andréa Oliveira 13-07-2015 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.