Incubação de ovos em chocadeira

Incubação de ovos em chocadeira. Quando os ovos chegam ao 3° e 4° dias dentro da chocadeira, os embriões passam a gerar calor no seu interior.

O processo de incubação de ovos em chocadeira ocorre em 21 dias ou 504 horas

Incubação de ovos em chocadeira 

A incubação de ovos em chocadeira requer algumas exigências quanto à higiene da sala onde são chocados os ovos e ao controle da temperatura ambiente. Para entrar na sala onde ocorre todo processo para incubar os ovos, é de fundamental importância trocar de roupa - até mesmo tomar banho. A proteção sanitária evita a contaminação dos ovos incubados e é vital para o sucesso da incubação. Se algo fugir ao controle, de nada adiantará o monitoramento da temperatura da chocadeira, pois os ovos poderão apresentar problemas de desenvolvimento.

No caso de ovos de galinha, o período de incubação ocorre em 504 horas, ou seja, 21 dias. Quando os ovos chegam ao 3° e 4° dias dentro da chocadeira, os embriões passam a gerar calor no seu interior. Daí a necessidade de um monitoramento adequado da temperatura, principalmente nesse período. A recomendação é que até o 18° dia, as temperaturas permaneçam entre 37,4 e 37,8°C. Dessa forma, os embriões apresentarão crescimento adequado.

Nos três dias inicias na incubadora, os ovos devem permanecer imóveis (em hipótese alguma, devem ser manuseados). Somente após 72 horas é que os ovos devem ser virados. O processo deve ser realizado, pelo menos, três vezes - em chocadeiras semiautomáticas. Nas chocadeiras automáticas, a viragem dos ovos deve ser realizada a cada 10 minutos. É importante que a incubadora não seja aberta, salvo para o abastecimento da bandeja.

Outro cuidado essencial é não mexer nos ovos quando chegar o dia anterior à eclosão. Isso porque os pintinhos procuram uma posição mais propícia para o nascimento. Assim que as avezinhas nascerem, recomenda-se que estas permaneçam, no mínimo, duas horas na incubadora (seis horas, no máximo). Em seguida, elas podem ser levadas às criadeiras ou aos pinteiros.

Lembre-se de garantir um ambiente com fonte de calor - lâmpadas de 40W para aquecer os pintinhos. Deixe disponível às avezinhas bebedouros - com água de qualidade, e comedouros -  com boa ração para crescimento. Tudo deve ser continuamente limpo e higienizado para garantir o conforto e bem-estar das aves, assim como reduzir a mortalidade nessa importante fase de criação.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Diário MS.

Conheça o Curso a Distância CPT Galinhas Poedeiras Cria e Recria, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Júlio Maria Ribeiro Pupa, Mestre e Doutor e em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.  

Andréa Oliveira 23-03-2017 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.