Receita de ovo de Páscoa bem-casado

Receita de ovo de Páscoa bem-casado. Como o período pascal está próximo, escolhemos para você uma receita de Ovo de Páscoa Bem-Casado.

Como o período pascal está próximo, escolhemos para você uma receita de ovo de Páscoa bem-casado

Receita de ovo de Páscoa bem-casado

Doce tradicional, comum em casamentos, o bem-casado simboliza união, comprometimento e felicidade. Segundo a lenda, quem se delicia com essa iguaria passa a ter a mesma sorte que os noivos. Originalmente feito pelos portugueses, o bem-casado disseminou-se pelo mundo - inclusive tornou-se um costume distribuí-lo nos casamentos realizados no Brasil.

Recheado com doce de leite ou baba de moça, o doce ganhou inúmeras adaptações e virou bolo, torta, e até mesmo ovo de Páscoa.  Como o período pascal está próximo, escolhemos para você uma receita de ovo de Páscoa bem-casado simples e de fácil preparo.

Ingredientes da massa:

->4 ovos inteiros;
->¾ de xícara (chá) de açúcar;
->½ xícara (chá) de fécula de batata;
->½ xícara (chá) de farinha de trigo;
->1 colher (sobremesa) de fermento em pó.

Modo de preparo da massa:

Unte uma forma retangular e forre-a com papel-manteiga. À parte, bata as claras em neve e acrescente, aos poucos, o açúcar. Adicione uma gema, por vez, e bata até que a mistura fique clara. Peneire a fécula com a farinha e o fermento. Adicione-os delicadamente à mistura e leve para assar (25 minutos) em forno preaquecido a 180°C. Quando amornar, desenforme. Corte retângulos com cerca de 2 cm de largura. Reserve.

Ingredientes do ovo de chocolate branco:

->250 gramas de chocolate branco derretido em banho-maria.

Modo de preparo do ovo de chocolate:

Quebre o chocolate branco em lascas e derreta em banho-maria. Com o auxílio de uma colher, espalhe camadas de chocolate derretido na forma para ovo de Páscoa (250 g). Leve à geladeira, quantas vezes necessário, até a espessura de ovo desejada. Assim que estiver pronto, desenforme o ovo de chocolate.

Montagem do ovo de Páscoa bem-casado:

Espalhe doce de leite nas duas partes do ovo de chocolate. Por cima, disponha uma camada de bolo e finalize com mais doce de leite. Leve à geladeira por aproximadamente 1 hora. Decore como preferir.

Fontes: Revista Globo Rural, M de Mulher e Wikipédia (com adaptações).

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Ovos de Páscoa, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Anisio Antônio da Silva, chef especialista em chocolate.

Andréa Oliveira 29-03-2017 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.