Brancas ou marrons? Qual a linhagem de galinhas escolher?

Atualmente, as linhagens comerciais de poedeiras têm sido criadas e aprimoradas geneticamente com o interesse de explorar comercialmente as galinhas

Brancas ou marrons? Qual a linhagem de galinhas escolher?

A cor da casca do ovo é estabelecida geneticamente e de acordo com a camuflagem que a espécie necessita na natureza, tanto que existem ovos pintados, azuis, negros, entre outros.

Com o interesse em explorar comercialmente as galinhas, linhagens comerciais têm sido criadas e aprimoradas geneticamente, de forma que, nos dias de hoje, há poedeiras brancas, que geralmente produzem ovos de casca branca, e poedeiras vermelhas, também chamadas de marrons, que geralmente produzem ovos vermelhos (ou marrons).

Todavia, ainda sim, a cor dos ovos das linhagens não se define pela cor das penas: salvo algumas exceções, se a galinha possui brincos brancos, produzirá ovos brancos; se brincos vermelhos, ovos marrons.

Com relação às diferenças entre as galinhas poedeiras de linhagens brancas e as galinhas poedeiras de linhagens vermelhas, podem ser citadas:

Tabela - Comparativo das linhagens 

tabela

 * O tamanho do ovo é proporcional ao tamanho da galinha. Embora, por melhoria genética, poedeiras brancas já consigam produzir ovos relativamente grandes, em comparação com as linhagens vermelhas, eles sempre serão menores.


 

Em relação ao manejo, não existe muita diferença entre criar galinhas brancas ou marrons, porém é preciso levar em conta que a criação das marrons é um pouco mais cara, uma vez que elas comem mais ração e põem menos ovos por ano.

Em contrapartida, seus ovos são mais valorizados no mercado, alcançando preços mais altos. Para decidir, portanto, qual linhagem criar, ou se vale a pena investir na criação de ambas, o produtor deve conhecer seu mercado e oferecer o que agrada mais aos consumidores da sua região.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 24-03-2023 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.