Café arara: qualidade, produtividade e resistência a doenças

Variedade de café arara surpreende produtores e profissionais da área

Café arara: qualidade, produtividade e resistência a doenças

Uma das variedades de café que tem conquistado produtores em todo o país é o café arara. O nome vem da cor amarela da casca do fruto, semelhante à cor da ave. Na verdade, o arara surgiu do cruzamento com o café icatu. Além das vantagens quantitativas e qualitativas, a planta resiste muito bem a doenças, principalmente as mais comuns em cafeeiros, como ferrugem e phoma. Tudo graças ao melhoramento genético do café.

Como é mais vigorosa, a variedade de café arara não requer a aplicação de defensivos agrícolas. Esta é uma grande vantagem, pois o cafeicultor consegue no mercado o dobro do preço pela saca quando comparado ao café convencional. “Além disso, a colheita do arara é otimizada, pois a planta apresenta baixo porte”, destaca José Braz Matiello, pesquisador responsável pelo desenvolvimento do café arara.

Segundo Marco Evandro Manoel, administrador de fazenda, o tamanho do cafeeiro arara facilita a retirada dos frutos. Isso melhora a eficiência da colheita manual, muito utilizada em regiões com relevo montanhoso, como Minas Gerais. A variedade arara permite a cada trabalhador colher 720 litros de frutos por dia. Já o café convencional possibilita uma colheita manual de aproximadamente 400 litros por dia (quase a metade).

Sua fácil adaptação a diversas condições climáticas é outro diferencial do arara. Além disso, ele se desenvolve bem em diferentes altitudes, de 800 a 1100 metros. Não apenas o vigor e a produtividade do café arara surpreenderam Lucas Antônio Franco, engenheiro agrônomo, como também a qualidade do café produzido. Além disso, os frutos são graúdos e com boa formação. Todos esses atributos agregam valor a essa espécie de café.

Conheça o Curso CPT a Distância e Online Como Produzir Café Conilon.

Leia o artigo "Nova variedade de café é imune à ferrugem."

Fonte: g1.globo.com

Andréa Oliveira 24-07-2019 Cafeicultura

Faça já o Download Grátis

Download brinde Manual para Tornar sua Produção Orgânica

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.