Produção de sementes de mamão

Como aproveitar as sementes do seu mamão

Produção de sementes de mamão    Artigo CPT


“O mamoeiro pode ser propagado por meio de sementes, estacas e enxertia; contudo, estes dois últimos métodos de propagação vegetativa se mostram economicamente ineficientes, com a sua utilização limitada à manutenção de material genético valioso, ou a casos especiais”, de acordo com os especialistas da Frupex do Curso CPT de Produção de Mamão.


Produção de sementes


A produção de sementes pelos próprios agricultores requer cuidados especiais e seria aconselhável apenas àqueles que detenham conhecimento sobre a cultura. As sementes devem ser obtidas de plantações isoladas por uma distância mínima de 2.000 m de outros tipos de mamoeiro.


As plantas escolhidas para a produção de sementes devem ser hermafroditas, ter boas condições de sanidade, baixa altura de inserção das primeiras flores, precocidade, alta produtividade e outras características indicativas de uma planta matriz. Caso exista mais de um cultivar plantado a curta distância, deve-se isolar as flores com sacos de papel para o controle da polinização.


Para a retirada das sementes, os frutos devem ser escolhidos maduros, quando as sementes se encontram no mais alto vigor, cortados superficialmente, com uma faca não muito afiada para não danificar as sementes. Com o auxílio de uma colher, as sementes são retiradas, lavadas sobre uma peneira em água corrente para soltar a mucilagem que as envolve e postas para secar à sombra, em uma fina camada, sobre folhas de jornal ou sobre pano, os quais absorvem o excesso de umidade. Após dois ou três dias já podem ser plantadas, ou então tratadas com fungicidas e conservadas em sacos plásticos na parte inferior de geladeiras domésticas (6 a 8 °C).


Viveiro


A construção do viveiro é muito importante para se assegurar maior possibilidade de sucesso em culturas comerciais, no caso, o plantio do mamão. Tomando-se alguns cuidados na implantação do viveiro, é possível evitar despesas desnecessárias; para tanto, deve-se observar fatores com localização (fácil acesso, relevo, plano e livre de encharcamento, afastado de lavouras infestadas de pragas e, ou doenças); tipo de viveiro (material de baixo custo); com cobertura alta ou baixa, uso de esteios, varões, ripas e material barato, etc. Não é permitido implantar viveiros próximos a plantações de brássicas (problemas com vírus).


Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 23-09-2022 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.