Como substituir ingredientes em dietas especiais

Como substituir ingredientes em dietas especiais. Hoje é possível substituir ingredientes, como farinha de trigo e leite de vaca, por produtos similares, que cumprem muito bem o seu papel nas mais variadas receitas.

Hoje é possível substituir ingredientes, como farinha de trigo e leite de vaca, por produtos similares, que cumprem muito bem o seu papel nas mais variadas receitas

Como substituir ingredientes em dietas especiais 

Estudos desenvolvidos nos últimos anos mudaram o conceito sobre nutrição e dieta, o que garantiu o bem-estar de muitas pessoas com restrições em relação a alguns alimentos. Hoje é possível substituir ingredientes, como farinha de trigo e leite de vaca, por produtos similares, que cumprem muito bem o seu papel nas mais variadas receitas. Para as pessoas em dietas especiais, mostraremos o que usar e como usar os substitutos do glúten, da lactose e do açúcar.

Com as dicas, todos farão os mais diversos pratos, como nuggets com ricota, peito de frango e linhaça, ou ainda bolo de chocolate sem glúten nem lactose. Além de não fazerem mal à saúde das pessoas com limitações alimentares, são quitutes deliciosos - até mesmo para os que podem comer de tudo.

Segundo a professora Céphora Maria Sabarense, do Curso CPT Alimentação Saudável, a gordura, o açúcar e o amido já estão contidos naturalmente em alguns alimentos, como castanhas, frutas e arroz. Por isso, é de suma importância evitar o acréscimo desses nutrientes aos alimentos já preparados e substituí-los por ingredientes mais saudáveis.

Dentre os mais comuns para a substituição, temos:

Os leites vegetais

Leite de amêndoas, leite de soja e leite de coco podem ser utilizados no lugar do leite de vaca. Alguns inclusive podem ser preparados em casa, como o leite de coco ou de amêndoas - opção ainda mais saudável.

As farinhas de oleaginosas

Farinha de amêndoas, de macadâmia, de nozes e de castanhas podem ser trituradas no processador até virarem pó. Além de terem um sabor delicioso, essas oleaginosas possuem uma gordura benéfica ao organismo e substituem muito bem o glúten.

Estas quando misturadas às farinhas de linhaça e de chia, ou ainda aveia sem glúten, tornam bolos, biscoitos e massas simplesmente sensacionais. Em relação à linhaça e chia, o ideal é fazer a farinha em casa, pois oxidam facilmente, o que altera o sabor (amargo).

Açúcares naturais

Açúcar mascavo, demerara ou de coco são excelentes substitutos dos açúcares refinados e dos adoçantes repletos de química. O demerara é ideal para a culinária, pois age como o refinado, fazendo as massas de bolos e tortas encorparem e ganharem sabor.

Como o mascavo possui sabor mais característico de cana, ele é ideal para caramelizar alguns doces. Tanto o demerara como o mascavo podem ser utilizados juntos em bolos e tortas para que possam ganhar mais estrutura e cresçam mais no forno.

Já o açúcar de coco possui menor teor glicêmico em comparação aos já citados. Mas pode ser misturado ao demerara em receitas de pudins, sorvetes e mousses, além de biscoitos, bolinhos e docinhos. Não é aconselhável o uso do açúcar de coco sozinho, pois as massas não crescem e perdem a estrutura.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: GNT.

Andréa Oliveira 01-04-2016 Culinária

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.