A importância da luminosidade para a floração das orquídeas

Todos devem saber a importância da luminosidade para a floração das orquídeas, mas cada espécie requer um tipo determinado de exposição à luz.

A luminosidade é primordial para a produção de belas orquídeas, pois age diretamente na sua floração, mas cada espécie requer um tipo de exposição à luz

A importância da luminosidade para a floração das orquídeas 

Todos devem saber a importância da luminosidade para a floração das orquídeas. Mas quanto de exposição à luz é necessário para que a orquídea floresça? Depende da espécie. Para algumas, o tempo ideal é de 14 horas, para outras não.

Tudo deve ter equilíbrio. Elas não devem ser expostas diretamente ao sol, caso contrário suas folhas poderão ressecar, nem ter ausência de luz, pois isso prejudica o desenvolvimento das folhas e dos pseudobulbos da orquídea.

A exposição à luz depende da espécie de orquídea

O melhor que se deve fazer é equilibrar as espécies no orquidário, separando-as em grupos: orquídeas de muita luminosidade, orquídeas de meia sombra e orquídeas de sombra.

Para isso, "o produtor de orquídeas deve fazer sombrites com diferentes graduações de luminosidade, para que cada espécie receba a luminosidade adequada", ressalta o professor especialista Waldyr Fochi Endsfeldz, do Curso CPT Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby.

A exposição à luz pode variar de 20 a 70%

A orquídea Dendrobiuns requer bastante luminosidade (20 a 30 % de sombra). Já a Cruciatum prefere a meia sombra (50% de sombra). Quanto à Cattleya aclandiae, esta se desenvolve muito bem na sombra (70% de sombra).

A floração adequada gera lindas orquídeas

Como percebemos, a luminosidade é primordial para a produção de belas orquídeas, pois age diretamente na sua floração. Entretanto, conhecer as espécies quanto à exposição à luz é fator-chave para o sucesso do orquidário, com orquídeas florescendo o ano inteiro.

A adubação incorreta também pode causar a não floração

Além da deficiência de luminosidade, a adubação incorreta ocasiona a não floração. Principalmente se o adubo possuir muito Nitrogênio.

O ideal é adubar as orquídeas com uma solução preparada com 1 litro de água e NPK ( na proporção 20-20-20). Já a adubação das orquídeas com flores deve ser feita com 2 ml de coquetel de micronutrientes para orquídeas (só devem ser pulverizadas as folhas e as raízes).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Andréa Oliveira 18-05-2015 Floricultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.