Conheça a tecnologia que identifica e rastreia animais

Conheça a tecnologia que identifica e rastreia animais. A tecnologia que identifica e rastreia animais permite a visualização do animal, tanto por meio de um elemento externo (brinco) como pela leitura eletrônica de um chip.

A identificação de cada animal será determinada pelo código ISO Brasil (076), seguido por doze dígitos numéricos

Conheça a tecnologia que identifica e rastreia animais 

"O mundo moderno tem apresentado aos produtores rurais novidades, que melhoram a performance produtiva do rebanho e aumentam a rentabilidade do negócio", afirma Adilson de Paula Almeida Aguiar, professor do Curso a Distância CPT Como Aumentar a Rentabilidade na Pecuária de Corte da Área Gado de Corte. Nos últimos anos, plataformas de acesso remoto foram desenvolvidas, com o objetivo de otimizar os processos na fazenda. Em muitas propriedades, rebanhos inteiros recebem chips de identificação - é a tecnologia dominando o mercado.

Recentemente, o MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, divulgou a Instrução Normativa nº 05, para criação do Banco Central de Dados de Identificação Animal. Os indicadores numéricos coletados seguirão criteriosamente as normas da Organização Internacional para Padronização (ISO). A identificação de cada animal será determinada pelo código ISO Brasil (076), seguido por doze dígitos numéricos.

A tecnologia que identifica e rastreia animais permite a visualização do animal, tanto por meio de um elemento externo (brinco) como pela leitura eletrônica de um chip nele implantado. Trata-se de um dispositivo de radiofrequência, que permite a leitura em qualquer país do mundo. Com isso, quando um bovino for exportado, não haverá necessidade de reidentificação em outro sistema.

Cada animal pode ser cadastrado no módulo de rastreabilidade da PGA - Plataforma de Gestão Agropecuária. Segundo Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária, a adesão ao banco de dados não é obrigatória. Entretanto, o produtor que aderir ao sistema será beneficiado, pois seus animais passarão a ser identificados, de acordo com as exigências internacionais, em uma plataforma pública.

Basta lembrar que a PGA - Plataforma de Gestão Agropecuária, foi desenvolvida em 2015. Trata-se de um sistema público informatizado para rastrear rebanhos, monitorar a movimentação dos animais e fiscalizar os produtos de origem animal no Brasil. Além de emitir relatórios e informações sobre o setor agropecuário, a plataforma mostra quantos animais existem em todo território nacional.

Fonte: Canal Rural.

Confira o artigo "Objetivos e vantagens da inseminação artificial" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 30-01-2018 Pecuária de Corte

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.