Como fazer análise de mercado para abrir um restaurante self-service

A característica mais apreciada do sistema self-service é a praticidade, você chega, faz seu prato de acordo com suas preferências e sem demora faz sua refeição

Analisar o mercado e observar o que está escasso é o primeiro passo de quem quer instalar um negócio. A baixa quantidade no mercado é que torna o produto valioso e apreciado, portanto, se você quer ser bem-sucedido, observe onde pretende instalar o seu restaurante e se há público. É importante fazer uma pesquisa, procurar conhecer a concorrência e verificar o que falta no local. Investigue, também, o gosto das pessoas que trabalham e estudam na região, o nível intelectual delas e o padrão econômico.

As exigências mudam muito de uma região para outra e esta pesquisa vai determinar que tipo de comida vai ser servida, se mais sofisticada ou mais simples, se é comida regional ou se é refeição para o cotidiano. Estudante, por exemplo, prefere, no dia a dia, comida simples, caseira. Já o executivo gosta de levar clientes em visita à cidade para almoçar em restaurante típico ou mais sofisticado; quem viaja a negócios também gosta de uma comida diferente. Outro item importante é conhecer bem os fornecedores para ter a certeza de que você vai sempre oferecer o melhor, por preço competitivo.

Self-service quer dizer, em inglês, auto-serviço; o que de certo modo diminui a contratação de garçons já que o cliente se serve num balcão onde escolhe entre os inúmeros pratos e monta seu próprio cardápio. O self-service, geralmente, só oferece almoço, no entanto, hoje em dia muitos restaurantes abrem o sistema self-service no horário noturno, principalmente os de culinária típica ou étnica, como, por exemplo, os de comidas mineira, chinesa, árabe, italiana, entre outras.

Muitos proprietários têm buscado alternativas para otimizar o espaço neste horário, funcionando como bar, boate, pizzaria, restaurante à la carte ou choperia. O importante é ter criatividade e usar o ambiente de maneira racional, aproveitando a vocação natural do lugar. Se observar que o local tem demanda para a noite, é interessante que se estude bem a questão.

A característica mais apreciada do sistema self-service parece ser a praticidade, você chega, faz seu prato de acordo com suas preferências e sem demora faz sua refeição. Encontramos este sistema sendo adotado também em áreas dedicadas ao lazer, como em hotéis-fazenda, pesque-pagues e clubes. Hoje se preza muito a liberdade de escolha, esse sistema oferece ampla opção. Até as casas de lanche, os cafés e chás, as sorveterias e as barracas de cachorro-quente têm adotado o método. Vê-se que é mesmo uma necessidade da vida moderna e dos novos hábitos.

No restaurante, o serviço é disposto na seguinte ordem: em um balcão neutro ficam os pratos, as bandejas para apoiar os pratos, os talheres e os guardanapos; a seguir, vêm as entradas; depois os pratos principais, geralmente quentes; por último, vêm as sobremesas e as bebidas, em lata ou em pequenas garrafas, e os sucos naturais. Porém, o serviço nunca é igual de um restaurante para outro, cada um usa a sua criatividade para oferecer o melhor dentro do seu padrão; observando, no entanto, os princípios básicos da boa conservação e apresentação dos alimentos. Determinados estabelecimentos cobram uma taxa e o cliente come o quanto quiser, porém, a grande maioria, usa o sistema de pesagem do alimento por ser o predileto dos consumidores.

Segundo Ana Francisca de Oliveira Rodrigues, coordenadora do Curso Como Montar um Restaurante Self-Service, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o grande segredo é planejar tudo; procurar se informar sobre todos os aspectos para que tudo ocorra dentro do esperado. No entanto, é certo que nunca se sabe quantas pessoas vão almoçar e pode acontecer de sobrar muito alimento, mas pode, também, ocorrer o contrário. É bom que você se prepare para receber um número razoável de clientes. O público só aparece em maior número depois que as pessoas têm uma boa referência do restaurante. As tradicionais faixas na frente do estabelecimento, durante a instalação ou reforma, e os panfletos, espalhados em toda a região próxima, são os principais recursos de propaganda usados pelos iniciantes.

Equipe de Redação 18-11-2011 Como Montar

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