Orientações de especialistas para plantar capim-limão

O óleo do capim-limão serve como matéria-prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos

Orientações de especialistas para plantar capim-limão

Além ser utilizado como infusão em chás, o capim-limão, capim-santo, capim-cidreira ou erva-cidreira produz um óleo originado da destilação, que serve como matéria-prima nas indústrias alimentícia, farmacêutica e de cosméticos. Geralmente, 90 toneladas de folhas de capim-limão produzem mais de 200 quilos de óleo. Ou seja, o rendimento do óleo torna a produção de capim-cidreira um negócio promissor.

São duas as espécies de capim-limão. A Cymbopogon citratus, cultivada em hortas e jardins do Brasil, mas originária da Índia, assim como a Cymbopogon flexuosus. Ambas se disseminaram pelo mundo tamanha a sua importância principalmente enquanto plantas medicinais.

Onde adquirir as mudas?


A aquisição das mudas de capim-limão pode ser feita via produtor ou via viveiristas experientes em produção de plantas medicinais. Outros locais para a aquisição das mudas são universidades e institutos de pesquisa. Nos viveiros, as mudas são comercializadas em saquinhos ou em raízes nuas quando em maior quantidade.

Quais as condições climáticas mais favoráveis?


As temperaturas mais favoráveis ao desenvolvimento do capim-limão devem se manter na faixa de 24°C a 26°C. Já as temperaturas acima de 35°C (junto à estiagem) impactam negativamente no plantio de capim-cidreira. O mesmo vale para temperaturas muito baixas, em regiões onde ocorrem geadas. Nesse caso, as folhas sofrem sérios danos e, conforme o nível de impacto, a planta pode até morrer.

Quanto aos índices pluviométricos mais propícios ao cultivo de erva-cidreira, são ideais entre 2.500 e 2.800 milímetros anuais. Além disso, em plantios maiores, recomenda-se o uso de um bom sistema de irrigação principalmente nos 30 primeiros dias do plantio.

Quais os tipos de solo ideais?


"Os tipos de solo mais adequados ao plantio de capim-limão são os que apresentam alta fertilidade, com boa drenagem e pH de 5,5. Dessa forma, a planta crescerá forte e vigorosa, com touceiras volumosas", afirma Ricardo Henrique Silva Santos, Doutor em fitotecnia e professor do Curso CPT Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas.

Qual o espaçamento e a profundidade para plantio?


A época de plantio de capim-santo ocorre, de setembro a dezembro, assim que começa a estação das águas. Sua propagação é feita por mudas de perfilhos da planta-mãe. O espaçamento para o plantio deve respeitar a distância de 1 metro (entre linhas) e 0,5 metro (entre plantas). A profundidade dos sulcos deve variar entre 25 e 30 centímetros.

Como deve ser a adubação?


Na adubação de plantio, são recomendados 10 quilos de nitrogênio por hectare, 30 quilos de fosfato por hectare e 30 quilos de potássio por hectare. Quando passarem 30 dias dessa adubação, devem ser incorporados mais 60 quilos de nitrogênio por hectare.

Conheça os Cursos CPT da Área Plantas Medicinais:

Plantas Medicinais e Aromáticas - Produção de Mudas

Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento

Farmácia Viva - Utilização de Plantas Medicinais

Fonte: Globo Rural - revistagloborural.globo.com

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 14-07-2020 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plantas Medicinais

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.