Top 5 benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre apresenta princípios terapêuticos , que contribuem com a manutenção da boa saúde do indivíduo, pois previne e combate uma série de doenças

Top 5 benefícios do gengibre para a saúde

“O gengibre (Zingiber officinale) é uma raiz originária do Continente Asiático, mas disseminou-se para vários países do mundo, inclusive o Brasil”, declara Jacimar Luis de Souza, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Gengibre, Taro e Inhame. Rica em vitaminas A, B6, C, D e minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio e magnésio, a raiz apresenta princípios terapêuticos e medicinais, que contribuem com a manutenção da boa saúde do indivíduo, pois previne e combate uma série de doenças.

1. Acaba com infecções


O gengibre apresenta gingerol, substância protetora do organismo contra infecções. Pesquisas realizadas recentemente confirmam que a raiz inibe o desenvolvimento das bactérias causadoras da gengivite. Além de outras inflamações presentes no organismo humano. Grande parte delas são sanadas graças às propriedades medicinais do gengibre. A planta também combate infecções respiratórias em bebês.

2. Desobstrui as vias respiratórias


Outro benefício do gengibre é a ação descongestionante, que promove a desobstrução das vias respiratórias causadas por resfriado, gripe e bronquite. Além disso, a raiz apresenta ação expectorante, o que contribui com a eliminação do catarro e dá fim à tosse. Como apresenta propriedades anti-inflamatórias, o gengibre faz com que os músculos dos brônquios parem de contrair, o que facilita a respiração.

3. Alivia náuseas e enjoos


A planta medicinal também alivia náuseas e enjoos, principalmente quando pessoas passam longos períodos em viagens de automóvel. Na verdade, o gengibre mostra-se um potente fitoterápico para enjoos até mesmo em cães (sem contraindicações). Além disso, ele alivia náuseas após cirurgias (principalmente devido à anestesia), enjoos matinais (grávidas) e mal-estar (pacientes em tratamento quimioterápico).

4. Contribui com o emagrecimento


Sua ação termogênica aumenta a temperatura do organismo humano, o que promove a fácil queima de calorias. Além disso, o gengibre diminui o apetite e ajuda na eliminação de gorduras, o que facilita o emagrecimento. Estudos em várias partes do mundo demonstram que a raiz fitoterápica oferece a sensação de saciedade ao indivíduo, bem como auxilia o organismo no gasto de energia, o que resulta na perda de peso.

5. Alivia as cólicas menstruais


As cólicas menstruais são um dos maiores pesadelos de adolescentes e mulheres adultas. Muitas até ficam de cama tamanha as dores causadas pelas inúmeras contrações uterinas para eliminação do sangramento menstrual. Felizmente, o gengibre possui atributos medicinais, como ação anti-inflamatória, o que reduz as dores. O gengibre apresenta eficiência comprovada cientificamente tal qual um fármaco químico.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura Orgânica.

Leia o artigo "Dicas para plantar gengibre em casa."

Fonte: uol.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 06-03-2020 Plantas Medicinais

Faça já o Download Grátis

Download brinde Plantas Medicinais

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.