Milhos especiais: tipos de milho pipoca

Os tipos de milho pipoca mais comuns são: doce, vermelho, azul, branco e amarelo (Mushroom e Butterfly)

Milhos especiais: tipos de milho pipoca

“Como o milho pipoca é mais susceptível ao ataque de doenças, em comparação ao milho comum, a época de plantio torna-se determinante para a qualidade da pipoca. O zoneamento edafoclimático reduz as perdas de produção e aumenta a produtividade da espiga, por meio da identificação dos riscos climáticos, que determinam as melhores épocas de plantio”, destaca João Carlos Cardoso Galvão, professor do Curso CPT a Distância e Online Produção de Milhos Especiais.

Para crescerem vigorosas e fortes, as sementes de milho pipoca exigem temperaturas do solo em torno de 10°C, além de bom teor de umidade. Quando são plantadas na estação das águas, as sementes emergem do solo mais rápido (entre quatro e sete dias apenas). Caso contrário, elas demoram mais tempo para germinar, além de resultarem em milhos de qualidade inferior.

Na verdade, isso ocorre porque o milho pipoca não resiste ao déficit hídrico, em especial se estiver nas seguintes fases de desenvolvimento: mudas com quatro e oito folhas, pendoamento e enchimento de grãos. A falta de água comprometerá seriamente a produtividade das espigas de milho por área, com perdas quantitativas e qualitativas.

Confira os tipos de milho pipoca


Os tipos de milho pipoca mais comuns são: doce, vermelho, azul, branco e amarelo (Mushroom e Butterfly). Cada variedade apresenta diferenças genéticas e níveis de aproveitamento do milho distintos.

Milho doce


O milho doce apresenta grande saída nas Festas Juninas, pois seu sabor é adocicado e suave, excelente tanto para pipocas salgadas como caramelizadas. Uma desvantagem é que esse tipo de milho pipoca apresenta alto teor de amido, o que faz com que os grãos demorem a estourar.

Milho vermelho


O milho vermelho apresenta a parte externa vermelha e o sabor mais leve. Uma grande vantagem é que esse tipo de milho estoura em temperatura mais baixa que o milho amarelo. Assim, o preparo é mais rápido, o que é vantajoso.

Milho azul


O milho azul apresenta grãos pequenos. Embora tenha tom azul escuro, quando estoura resulta em uma pipoca branca com resquícios de casquinha azul. Suas vantagens estão na crocância da pipoca e na capacidade de estourar em temperatura mais baixa.

Milho branco


O milho branco vira uma pipoca branquinha com casca fininha. Esse tipo de milho lembra o milho de canjica doce, pois também apresenta grãos médios e cor branca. Mas ambos são diferentes, inclusive o de canjica é próprio para cozinhar na água.

Milho amarelo (Butterfly e Mushroom)


Os dois tipos de milho amarelo Butterfly e Mushroom são os mais populares para fazer pipoca. Ambos apresentam teor de umidade, o que facilita no momento de estourar. A pipoca resultante desse milho apresenta formato mais uniforme e tamanho maior.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.

Leia o artigo "Ganhe dinheiro com produção de milho."

Fontes: cpt.com.br; coperaguas.com.br

Andréa Oliveira 10-06-2019 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.